Fé e medo

Fé e medo

04/13/2023 0 Por elderalmeida

É possível crer e ter medo? Claro que sim. Mas você não pode ser dominado pelo medo.

Os discípulos (Lucas 8:22-24), estão no barco numa tempestade e ficam com medo. Apavorados, acordam Jesus que acalma a tempestade. Pedro no evangelho de Mateus 14:28-31 anda sobre as águas e tem medo. Isso faz com que afunde e gritando por socorro Jesus o salva.

Os discípulos criam, já haviam presenciado milagres. Mas ainda havia neles o medo, e provavelmente ainda teriam esse medo por muito tempo em suas vidas.

Eles tinham pouca fé. A pouca fé produz o medo, a ansiedade e a insegurança. Não a ausência de fé, e sim pouca fé.

Porém, ainda que haja medo, deve permanecer a obediência. Moisés teve medo. Josué teve medo. Mas confiaram na palavra d’Aquele que disse que por Seu amor e misericórdia, estaria com eles.

Como perder o medo?
Para não ter medo, é preciso conhecer Aquele a quem confiamos. Você só confia em alguém quando o conhece. Quanto mais conhece, mais confia.

Conhecendo melhor a Deus, lendo as escrituras, pedindo ao Espírito Santo que ilumine a nossa mente e toque o nosso coração para que possamos estar em Sua presença e aprender com Ele. Assim será internalizado em nós a paz que excede todo o entendimento (Filipenses 4:7).

Conhecendo nosso Pai, a fé aumenta e o medo se vai.

Davi em 1 Samuel 17 diz “Afinal de contas, quem é esse filisteu pagão para desafiar o exército do Deus vivo?”. Não tinha medo de Golias, pois conhecia profundamente a Deus.

O Dr. Rodrigo Silva conta uma história que ilustra bem a fé embasada em conhecimento: Se você está no topo de um prédio em chamas e chega uma menina gritando “Pula, pula”, você vai pular? Talvez… Mas, provavelmente não. Você não a conhece, não sabe a segurança que tem ao pular.

Porém, se aparece um bombeiro uniformizado e diz a você: “Pule! Eu tenho 20 anos de experiência, já salvei mais de 30 pessoas na mesma situação que a sua. Lá embaixo temos uma rede para amortecer sua queda! Confie em mim” E agora? Provavelmente você vai pular

Conhecer profundamente a Deus e ter uma relacionamento com Ele é a chave para confiar mais e aumentar a nossa fé.