E.F.A.V.I.D.
Expectativa. Frustração. Ansiedade. Vícios. Insônia. Depressão
Sempre vivemos diante de uma expectativa e isso nos tira o presente. Tentamos controlar se tudo acontecerá da forma que gostaríamos, como e quando seria mais conveniente. A expectativa é rasteira, domina o nosso ser e mesmo quando não enxergamos em nosso consciente, o subconsciente traz.
Fato que é impossível controlar se o que acontecerá será positivo ou seja negativo. Isso gera frustração. Assim, quase tudo nos frustra, desde um atendimento que não foi como imaginava, até um relacionamento entre família, sócio, amigos, namorados.
A Ansiedade é outro fruto da expectativa. Ela domina a nossa geração e tende a ser pior na vindoura. Ansiamos pelo que não temos, como um novo emprego ou cargo, carro melhor, uma casa maior, uma viagem, um novo emprego, um marido ou mulher melhor. Ansiamos por evitar situações desagradáveis.
Vem então, em alguns casos, os vícios. Desde vícios simplórios, como o roer de unhas, até mais graves como tabagismo, álcool, drogas, medicamentos, sexo etc. Os vícios são fugas da nossa realidade permitindo, mesmo que por um curto espaço de tempo, uma saída, ou esquecimento das nossas expectativas frustradas.
Interferimos negativamente em nossas vidas, gerando insônia e retroalimentando o sistema. Da insônia, vem mais ansiedade, resultando em uma péssima qualidade de vida.
Definitivamente, desencadeamos então a depressão, o último estágio deste ciclo, que encaminha a sociedade moderna ao seu estado atual, ansiosa, frustrada e depressiva.
O Brasil já é o país com maior grau de ansiedade no mundo. 18,6 milhões de pessoas sofrem com ansiedade. São mais de 3 milhões de pessoas com depressão diagnosticadas.
Fico imagino se os discípulos tivessem expectativas de serem bem recebidos devido ao evangelho, como seria… Se Paulo tivesse uma expectativa como as nossas, nunca pregaria. Ser preso, espancado, torturado? Jamais.
Mas o ponto que quero tratar não é esse. É que precisamos entender que a expectativa é fruto de uma falta de fé. Jesus nos disse em Mateus 6:34 “Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal” e em Tiago 4:13-16 “Ouçam agora, vocês que dizem: ‘Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro’. Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Em vez disso, deveriam dizer: ‘Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna.’
Que possamos nos apoiar em uma rocha sólida e imutável que é Jesus Cristo. Assim, podemos abandonar as expectativas e frustrações de nossa época.
Se você está ansioso, ore para que Jesus Cristo lhe traga a paz. Seja qual for o resultado do que você anseia, Ele continuará sendo Deus e sempre estará ao seu lado.