Vinde a mim todos que estão cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei
A sociedade está vivendo um momento de tão intensa tribalização e fragmentação, que arrisco dizer que é de profundidade inédita na história humana. Esse movimento, porém, tem fortes vínculos à natureza mais animal do ser humano. Uma necessidade de autoproteção e aceitação grupal, onde os mesmos valores são compartilhados, sem confrontação, apenas aceitação integral das falhas, dos vícios e das vaidades.
Estes surgem com as mais variadas nomenclaturas, sendo agrupamentos com princípios de identificação, de fornecer uma identidade, de fazer parte de um todo.
Evidente que alguns grupos têm por intuito a defesa de direitos, até mesmo a preservação da vida. No entanto, há um grande exagero fora deste princípio e este seria absolutamente desnecessário se fossemos uma sociedade mais madura.
E quero dizer que isto é tão profundo que até mesmo dentro do mundo cristão, existem agrupamentos que rivalizam e identificam quem é são, e quem é herege. Inimigo e amigo.
Voltamos séculos de avanço cultural. Penso que não fosse o avanço moral, ainda estaríamos nos digladiando em praças, com armas e escudos, grupo contra grupo.
Essa necessidade de agrupar, de se sentir protegido e amado, do jeitinho torto que é, sem confrontos, sem inconvenientes, sem o contraditório é a raiz adâmica que habita ainda em nosso DNA.
Então me vem à mente Mateus 11:28 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”
Entendo que este agrupamento é uma busca incessante e incoerente por proteção e amor. Um amor que só encontramos de verdade em Cristo.
O jugo suave e o fardo leve tiram de nós o peso da individualidade e nos presenteia com uma família enorme e um Pai perfeito. Indo, passamos ainda por uma transformação da consciência e de coração. Uma transformação tão profunda que os grupos já não cabem mais, porque entendemos que somos essência do todo, bem como nossos irmãos, por mais contrários que nos pareçam.
Vinde irmãos! Entendam que nenhum agrupamento classifica você mais do que Filho de Deus, do criador dos céus e da terra e que, após entender isso, nenhum outro grupo servirá mais.